É já no próximo ano que a disciplina, ou, talvez melhor, a área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento vai ser lecionada em todas as escolas do país. Atualmente, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento já é lecionada em 235 escolas, no âmbito do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. São múltiplas as áreas que podem ser enquadradas no âmbito da nova disciplina, mas há já uma aposta certeira em duas áreas: a formação financeira e a educação rodoviária. As pedras estão lançadas, agora é começar a fazer o caminho. As boas experiências nas escolas onde já decorre a lecionação da disciplina podem ser alicerces para a construção dos novos ensaios nas escolas que vão incluir-se no projeto no próximo ano letivo. É precisa a sua divulgação para que todos as conheçam. É fundamental repetir as boas práticas, adaptando-as a cada contexto. É preciso perceber quais são as pedras angulares para a construção de projetos pedagógicos firmes e fortalecidos na área da cidadania. . “Não nos passa pela cabeça que um aluno passe 12 anos pela escola [do 1º ao 12º ano] sem adquirir conhecimentos relacionados com a formação financeira ou a educação rodoviária“, afirmou esta segunda-feira o secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa. Usando as palavras do secretário de estado, há mais áreas da cidadania que têm que passar imperativamente pela cabeça do ministério da educação. É fundamental saber escolher, saber formar e dar formação a quem tem a importante tarefa de a fazer chegar à cabeça dos alunos do 1º ao 12º ano de escolaridade obrigatória.